TRADUTOR

sexta-feira, 17 de junho de 2022

SANTO DO DIA

SEXTA-FEIRA 17 DE JUNHO


SANTO ADOLFO DE OSNABRUECK

BISPO

Adolfo nasceu por volta de 1185, filho do conde vestfaliano Simão de Tecklenburg. Foi educado pelos monges do célebre mosteiro de Camp, nas margens do Reino inferior. O exemplo dos monges cistercienses ea sua vida devotada a Deus exerceram forte impressão sobre o jovem filho do conde. Gostaria mesmo de ter entrado na Ordem e ter trabalhado e rezado qual irmão entre os monges confrades. Mas o pai se opôs; concordou, contudo, que o jovem estudasse teologia e, em seguida, recebesse a ordenação sacerdotal.

Embora Adolfo se sentisse muito atraído a uma vida humilde e obscura, deveu sacrificar esse desejo, pois vida de destaque foi o seu destino; seus talentos não podiam não ser explorados. Bem cedo, após a ordenação, tornou-se cônego da Igreja Metropolitana de Colônia, permanecendo por lá algum tempo. Em 1216 foi chamado para assumir a sede episcopal de Osnabrueck. Mesmo engalanado com a mitra, continuou a ser o sacerdote humilde que não era senhor de um rebanho, mas se sentia amigo e pai. Durante a sua gestão fez várias renovações de ordem eclesiástico-jurídica, mas o trabalho intelectual devia ceder às obras de caridade. Nelas o bispo desdobrou-se incan-savelmente. A sua casa estava aberta para todo o povo que chegasse com pedido ou preocupação. Pobres e acossados encontraram nele uma ajuda e advogado. Foi consolador boníssimo de enfermos e não se julgava demais dignitário para não visitar os míseros barracos, onde reinavam a indigência e o sofrimento a fim de conhecer e levar auxílio.

No dia 11 de fevereiro de 1224 morreu o grande bispo; seu corpo foi sepultado na catedral de Osnabrueck e exumado em 1651 sob o bispo Francisco Guilherme. A memória deste homem de benfazeja caridade, cheio de compreensão pelas necessidades dos pobres doentes, ficou viva no povo durante todos estes séculos.

É representado como bispo, de pé diante de um leproso. Consolava o leproso, lembrando a imagem do crucificado.

Pesquisar este blog

Páginas