TRADUTOR

sexta-feira, 17 de junho de 2022

LITURGIA DO DIA

SEXTA-FEIRA 17 DE JUNHO
11ª Semana do tempo Comum - Ano "C"
Cor Litúrgica: VERDE 

Santo do dia

Primeira Leitura: 
2Reais 11,1-4.9.18-20
1Quando a mãe de Ocozias, Atalia, soube que seu filho estava morto, resolveu exterminar toda a descendência real. 2Mas Josaba, filha do rei Jorão e irmã de Ocozias, raptou Joás, seu sobrinho, dentre os filhos do rei que estavam sendo massacrados e o colocou, com sua arma, no quarto dos leitos; assim ela o escondeu de Atalia e ele não foir morto. 3Ficou seis anos com ela, escondido no Templo de Iahweh, enquanto Atalia reinava sobre a terra. 4No sétimo ano, Joiada mandou chamar os centuriões dos caritas e os guardas, e os convocou junto de si, no Templo de Iahweh. Concluiu com eles uma aliança, fê-los prestar juramento e mostrou-lhes o filho do rei. 
9Os centuriões fizeram tudo quando lhes ordenava o sacerdote Jaiada. Cada qual reuniu seus homens, tanto os que entravam em serviço no sábado, como se o terminavam, e vieram para junto do sacerdote Joiada. 
18Todo o povo da terra dirigiu-se depois ao templo de Baal e o demoliu; quebraram totalmente os altares e as imagens e mataram Matã, sacerdote de Baal, diante dos altares. O sacerdote estabeleceu postos de vigilância no Templo de Iahweh. 19Depois reuniu os centuriões, os caritas, os guardas e todo o povo da terra. Fizeram o rei descer do Templo de Iahwen e entraram no palácio pela Porta dos Guardas. Joás sentou-se no trono dos reis. 20Todo o povo da terra estava em festa e a cidade estava calma. Atalia fora morta pela espada no palácio real.    
 
Salmo
Salmo 131

- O Senhor preferiu Jerusalém por sua morada
1. O Senhor fez a Davi um juramento, uma promessa que jamais renegará: "Um herdeiro que é fruto do teu ventre colocarei o trono em teu lugar.

2. Se teus filhos conservarem minha Aliança e os preceitos que lhes dei a conhecer, os filhos deles igualmente hão de sentar-se eternamente sobre o trono que te dei!"

3. Pois o Senhor quis para si Jerusalém e a desejou para que fosse sua morada: "Eis o lugar do meu repouso para sempre, eu fico aqui: este é o lugar que preferi!"

4. "De Davi farei brotar um forte Herdeiro, acenderei ao meu Ungido uma lâmpada. Cobrirei de confusão seus inimigos, mas sobre ele brilhará minha coroa!". 



EVANGELHO
Mateus 6,19-23
19
Não ajunteis para vós tesouros na terra, onde a traça e o caruncho os correm e onde os ladrões arrombam e roubam, 20mas ajuntai para vós tesouros nos céus, onde nem a traça, nem o caruncho corroem e onde os ladrões não arrombam nem roubam, mas ajuntai para vós tesouros nos céus, onde nem a traça, nem o caruncho corroem e onde os ladrões não arrombam nem roubam; 21pois onde está o teu tesouro aí estará também teu coração. 22A lâmpada do corpo é o olho. Portanto, se o teu olho estiver são, todo o teu corpo ficará iluminado; 23mas se o teu olho estiver doente, todo o teu corpo ficará escuro. Pois se a lua que há em ti são trevas, quão grandes serão as trevas! 

Pesquisar este blog

Páginas