TRADUTOR

sexta-feira, 13 de maio de 2022

MÊS DE MAIO, MÊS DE MARIA

 UMA NOSSA SENHORA PARA CADA DIA

Hoje vamos conhecer a história e significados de NOSSA SENHORA DESASTADORA DE NÓS, protetora da cabeça, do cérebro, da inteligência e da sabedoria.
História
Nossa Senhora Desatadora de Nós é um dos títulos que os fiéis deram à Virgem Maria com toda fé carinho. Este título em especial originou-se na Alemanha, por volta do ano 1700.

Naquele tempo, o pároco da capela de St. Peter, na cidade de Augsburg, encomendou um quadro de Nossa Senhora ao pintor Johann Schmittdner. O pintor era um cristão fervoroso e conhecedor profundo de textos dos Padres da Igreja. Por isso, antes de pintar o quadro, ele foi buscar inspiração nas palavras de Santo Irineu, Bispo de Lyon, que viveu no Século III. Ele encontrou um texto chave, que diz:

Eva atou o nó da desgraça para o gênero humano, Maria por sua obediência o desatou.

Por causa dessas palavras inspiradas de Santo Irineu, Johann Schmittdner concebeu um quadro onde Nossa Senhora é representada como a Imaculada Conceição e aparece entre o céu e a terra. Acima dela, o Espírito Santo derrama suas luzes. Em sua cabeça tem 12 estrelas, lembrando o texto de Apocalipse. Do lado esquerdo da Virgem um anjo aparece e entrega-lhe uma fita com nós grandes e pequenos, separados e juntos. Estes nós simbolizam o pecado original e nossos pecados cotidianos. Esses pecados nos causam problemas, nos levam para longe de Deus e nos impedem que a graça de Deus frutifique em nossas vidas. Do lado direito das mãos de Maria, a fita aparece sem nós e desce lisa até às mãos de outro anjo, mostrando que Maria está desatando os nós. Simboliza a vida nova mergulhada em Deus e na sua misericórdia e o poder libertador das mãos de Maria.

Desde que o quadro foi colocado na capela de Augsburg, Nossa Senhora Desatadora dos Nós é invocada como a Mãe que desata os nós do pecado e dos problemas que nos prendem. O quadro está lá até hoje e a capela é cuidada pelos jesuítas.

O belíssimo quadro de Nossa Senhora Desatador dos Nós rapidamente se tornou objeto de devoção e culto primeiramente em Augsburg. Logo, notícias de graças sobre graças recebidas através da oração a Nossa Senhora Desatadora dos Nós se espalhou. Então a devoção se espalhou pelo mundo. E onde quer que se leve a devoção, as graças acontecem. Nossa Senhora desata os nós da vida das pessoas, trazendo liberdade, realização e felicidade. A Novena Infalível de Nossa Senhora Desatadora dos Nós se espalhou pelo mundo. São milhares de graças alcançadas através desta oração poderosa.

O dia de Nossa Senhora Desatadora dos Nós é comemorada sempre em 15 de Agosto.

SIGINIFICADO E SIMBOLISMO DA IMAGEM DE NOSSA SENHORA DESATADORA DE NÓS.
O manto azul: Simboliza o céu e também a virgindade de Maria.

A túnica vermelha: Simboliza a maternidade de Maria. Assim, na catequese da pintura, vemos que Maria é Virgem e Mãe.

O Espírito Santo sobre a cabeça: Tem dois significados: o primeiro é que Maria é Mãe de Jesus Cristo por obra do Espírito Santo. Ela é cheia de graça. O segundo é que todas as ações de Virgem Maria, inclusive as de desatar os nós são feitas por obra do Espírito de Deus.

As 12 estrelas sobre Nossa Senhora desatadora dos Nós: Simboliza os 12 apóstolos aos quais ela acompanhou no dia de Pentecostes, conforme lemos no início do livro do Atos dos Apóstolos, e no começo da Igreja. Maria é padroeira e protetora da missão dos apóstolos.

Nossa Senhora entre os anjos: Nossa Senhora desatadora dos Nós entre os anjos significa que ela está no céu intercedendo por todos nós, seus filhos em Jesus Cristo.

A fita nas mãos de Nossa Senhora Simboliza a vida de cada pessoa que recorre a ela. Os nós aparecem do lado esquerdo de Maria, simbolizando o pecado e os problemas da vida, cuja maioria é decorrentes do pecado. A fita sem nós do lado direito da Virgem, simboliza a vida na graça de Deus, a vitória sobre o pecado e sobre os problemas.

As mãos de nossa Senhora: Simboliza o poder da intercessão de Maria quando apresentamos a ela nossos problemas, dificuldades e pecados.

O olhar de Nossa Senhora: Significa que Nossa Senhora tem atenção, preocupação por cada um de nós, seus filhos, e por nossos problemas nesta vida. Ela tem uma atenção amorosa e prestativa sobre cada um de nós que invocamos a sua ajuda.

O anjo apresentando os nós: Simboliza as orações de todos os cristãos, pedindo socorro à Mãe. Cada vez que rezamos, nossa oração sobe aos céus como incenso e chega até Deus e a Virgem Maria. Este anjo nos ensina que nossas orações são sempre ouvidas pelo céu e por Nossa Senhora.  

A lua crescente aos pés de Nossa Senhora:  Significa que Maria é Senhora dos tempos. A lua significa o ciclo da vida que vem e vai. Estando sob os pés da Virgem, significa que Maria tem poder de nos atender e no tempo correto, ou seja, no melhor momento, na hora de Deus.

A serpente aos pés de Nossa Senhora: Simboliza o demônio. A Virgem Maria esmaga a cabeça da serpente, lembrando o texto do Gênesis 3, 15, simbolizando que ao conceber e dar à luz Jesus Cristo, o Salvador, o mal foi vencido. Por isso, Nossa Senhora também tem poder sobre o mal. Quando recorremos a ela, ela nos protege do mal.

ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DESATADORA DE NÓS
Virgem Maria, Mãe do belo amor,  Mãe que jamais deixa de vir  em socorro a um filho aflito,  Mãe cujas mãos não param nunca  de servir seus amados filhos,  pois são movidas pelo amor divino  e a imensa misericórdia  que existem em teu coração,  volta o teu olhar compassivo sobre mim  e vê o emaranhado de nós  que há em minha vida.  Tu bem conheces o meu desespero,  a minha dor e o quanto estou amarrado  por causa destes nós.  Maria, Mãe que Deus  encarregou de desatar os nós  da vida dos seus filhos,  confio hoje a fita da minha vida em tuas mãos.  Ninguém, nem mesmo o maligno  poderá tirá-la do teu precioso amparo.  Em tuas mãos não há nó  que não poderá ser desfeito.  Mãe poderosa, por tua graça  e teu poder intercessor  junto a Teu Filho e Meu Libertador, Jesus,  recebe hoje em tuas mãos este nó.........  Peço-te que o desates para a glória de Deus,  e por todo o sempre.  Vós sois a minha esperança.  Ó Senhora minha,  sois a minha única consolação dada por Deus,  a fortaleza das minhas débeis forças,  a riqueza das minhas misérias, a liberdade,  com Cristo, das minhas cadeias.  Ouve minha súplica.  Guarda-me, guia-me,  protege-me, ó seguro refúgio! Maria, Desatadora dos Nós, roga por mim.

Pesquisar este blog

Páginas