TRADUTOR

quinta-feira, 12 de maio de 2022

MÊS DE MAIO, MÊS DE MARIA

UMA NOSSA SENHORA PARA CADA DIA

Hoje vamos conhecer a história e significados de NOSSA SENHORA DA CABEÇA, protetora da cabeça, do cérebro, da inteligência e da sabedoria.
Festa dia 12 de agosto 
História
A serra Morena esta localizada na Andaluzia, Espanha. O pico mais alto desta serra é o pico da Cabeça. La vivia um soldado das Cruzadas, Juan Alonso de Rivas, que era natural de Granada. Ele ficara mutilado perdendo um braço na guerra contra os muçulmanos. Por isso se tornou um pastor de ovelhas. Juan era um devoto de Maria Santíssima e sempre quando estava trabalhando com suas ovelhas, ficava rezando e pedindo a proteção de Nossa Senhora para si e seus familiares.

No dia 12 de agosto de 1227, quando estava com seu rebanho perto do pico da Cabeça, Juan estava rezando. Então, de repente, ele viu uma grande luz e ouviu um barulho de um sininho tocando perto de onde estava. O sininho estava encaixado em um galho de árvore e não parava de tocar. Quando chegou mais perto, viu dentro de uma gruta que fica no cume do monte, uma imagem de Nossa Senhora.

Nesse momento, ele ouviu uma doce voz que vinha do Céu. A voz pediu que não tivesse medo, pois Juan estava apavorado com a visão. Nossa Senhora pediu para que ele fosse até o povoado de Andujar, que fica a 18 km da Serra Morena, e falasse de sua visão. Pediu também que Juan falasse para toda a cidade que Deus pedia a conversão de todos e que fosse construída naquele lugar uma grande igreja.

Juan, com medo que os moradores do povoado não acreditassem nele, pediu a Nossa Senhora que lhe desse um sinal. Foi aí que aconteceu um grande milagre. Por interseção de Maria Santíssima, Juan teve o seu braço refeito, aquele mesmo braço que fora arrancado na guerra.

Ele não se conteve de tanta alegria, correu para o povoado para contar a boa nova do milagre e do pedido de Nossa Senhora. Todos ficaram maravilhados ao verem-no com o braço novamente em seu corpo.

O vigário de Andajur e todos correram para o pico da Serra da Cabeça para verem a imagem e venerar Nossa Senhora. Ela passou a ser chamada ali de Nossa Senhora da Cabeça. Trouxeram a imagem em procissão para o vilarejo, até que fosse construída a igreja que Nossa Senhora queria. Foi, então, construído um grande templo em honra a Nossa Senhora da Cabeça. Toda a região se converteu e passou a peregrinar sempre para a Serra Morena.

MILAGRES
Vários milagres começaram a acontecer e a nova devoção foi se espalhando por toda a região.
Um homem condenado à morte, jurando inocência, pediu um milagre para Nossa Senhora da Cabeça. Então, na hora de sua execução, chegou um mensageiro do Rei trazendo o perdão do condenado, dizendo que haviam errado em seu julgamento. Imediatamente todos começaram a gritar como sendo mais um milagre de Nossa Senhora da Cabeça. O homem mandou fazer uma cabeça de cera e a depositou aos pés da imagem em agradecimento.

Deste fato em diante passaram a representar a imagem da Santa segurando uma cabeça em suas mãos. As pessoas passaram a pedir proteção para quem tem dores de cabeça e para os filhos que não estão bem na escola, para que Nossa Senhora da Cabeça os cure e proteja.

SIGNIFICADO E SIMBOLISMO DE NOSSA SENHORA DA CABEÇA

A cabeça na mão de Nossa Senhora: A cabeça na mão de Nossa Senhora da Cabeça tem um significado belíssimo. Um homem inocente tinha sido condenado à morte por decapitação na região de Andujar. Quando todas as evidências pareciam ir contra ele, ele pediu a Nossa Senhora da Cabeça que o defendesse e não permitisse que sua cabeça fosse arrancada injustamente. Ele foi levado até o local da execução. Porém, no momento em que ele ia ser decapitado, um mensageiro real chegou com a prova de sua inocência. O homem foi, então, libertado glorificando a Deus e à Virgem da Cabeça. Por isso, a cabeça na mão direita de Nossa Senhora da Cabeça. O significado, porém, vai além da libertação de um homem da decapitação, porque A Virgem impediu que uma grande injustiça fosse cometida, defendendo o inocente que clamou por ela.

A cora na cabeça: A coroa de Nossa Senhora da Cabeça tem vários formatos e cores. Por isso, a coroa simboliza a realeza da Virgem Maria e o quinto Mistério Glorioso, que é a sua Coroação. Nossa Senhora foi coroada como Rainha do Céu e da Terra. Ela é também a Rainha dos Anjos (que estão aos pés), e como Rainha, ela pode interceder por nós.

O manto azul e vermelho: O Manto azul e vermelho de Nossa Senhora da Cabeça simboliza o céu e o Sangue de Cristo. Por fora, o manto é azul, lembrando-nos do céu, nosso destino e o local onde está a Virgem Maria. Por dentro, o manto é vermelho, lembrando-nos do Sangue de Jesus, derramado em sua paixão, por cada um de nós. 

A túnica branca: A túnica branca de Nossa Senhora da Cabeça simboliza sua pureza de coração. Nossa Senhora é pura, sem manchas, desde a sua concepção. Por isso, todas as suas ações em favor de nós, são realmente em nosso favor, ou seja, não tem segundas intenções, são puras, transparentes. Quando Nossa Senhora pede que rezemos o terço, é porque isso verdadeiramente vai nos beneficiar. 

O menino Jesus no colo: O Menino Jesus no colo de Nossa Senhora da Cabeça é representado de várias formas. Algumas, porém, são constantes: os braços abertos, a coroa e o tom branco de sua roupa. Jesus é a razão do ser e do agir da Virgem Maria. Ela é a Mãe do Filho de Deus, a escolhida. Os braços abertos simbolizam o amor de Deus e o acolhimento com o qual ele nos recebe. Sua roupa branca também simboliza a pureza de coração e a coroa sobre sua cabeça simboliza sua realeza. É por Cristo, com Cristo e em Cristo que Maria age neste mundo. 

Oração a Nossa Senhora da Cabeça.
"Aqui estou, prostrado a vossos pés, ó Mãe do Céu e Senhora nossa. Tocai o meu coração a fim de que deteste sempre o pecado, e ame sempre a vida austera e cristã, que exiges de vossos devotos. Tende piedade das minhas misérias espirituais. E, ó Mãe terna, não vos esqueçais também das misérias que afligem o meu corpo e enchem de amargura a minha vida terrena. Dai-me saúde e forças para vencer todas as dificuldades que me opõe o mundo. Não permitais que minha pobre cabeça seja atormentada por males que me perturbem a tranquilidade da vida. Pelos merecimentos de vosso Divino Filho, Jesus Cristo, e pelo amor a que ele consagrais, alcançai-me a graça que agora vos peço,(fazer o pedido), ai tendes, ó Mãe poderosa, a minha humilde súplica. Se quiserdes, ela será atendida. Nossa Senhora da Cabeça, rogai por nós. Amém."

Pesquisar este blog

Páginas