TRADUTOR

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

VIDA DOS SANTOS

SÃO FULGÊNCIO
(460-533)
REFLEXÃO
Que cada anos nos traga novas mudanças e provações. Aprendemos com São Fulgêncio a receber tudo o que nos acontece como vindo da mão do próprio Deus e arquitetado para nossa salvação.

Apesar dos problemas familiares e da delicada saúde, Fulgêncio foi nomeado muito cedo como procurador de sua província em Cartago. Tal sucesso, no entanto, não lhe satisfazia o coração. Arrecadar impostos se provava a cada dia uma tarefa mais ingrata, e, quando tinha 22 anos, o tratado de Santo Agostinho sobre os Salmos o convenceu a ingressar na religião.

Após seis anos vividos em paz, seu mosteiro foi atacado por hereges arianos, e Fulgêncio acabou destotuído e banido para o deserto. Buscava agora a solidão no Egito, porém, encontrando este país também em crise cismática, dirigiu seus passos para Roma. Lá os esplendores da corte imperial, por maiores que fossem, eram apenas um símbolo da glória superior de Jerusalém celeste, e, na primeira trégua na perseguição, Fulgêncio voltou a buscar sua cela africana.

Eleito bispo em 508, foi convocado a encarar novos perigos, sendo logo banido para a Sardenha pelo rei ariano Trasimundo, junto a 59 prelados ortodoxos. Embora fosse o mais jovem dos exilados, tornou-se imediatamente porta-voz de seus irmãos e suporte de seus rebanhos. Fosse em livros, fosse em cartas - que sobreviveram até hoje - confundiu os heresiarcas pelagianos e arianos e conferiu a crisma aos católicos na África e Gália. 

Um sacerdote ariano traiu Fulgêncio junto aos númidas e ordenou que ele fosse flagelado - o que acabou se realizando. Arrancaram-lhe o cabelo e barba e o deixaram nu, com o corpo tão desfigurado que mais se assemelhava a uma imensa chaga sangrenta. Mesmo bispo ariano se envergonhou dessa brutalidade, e se dispôs a punir o sacerdote, caso o santo o processasse legalmente. Porém, Fulgêncio respondeu: "Um cristão não deve buscar vingança neste mundo. Deus sabe como fazer justiça a Seus servos. Se eu levasse a punição humana a esse sacerdote, perderia meu prêmio junto a Deus. Ademais, seria um escândalo para muitos pequeninos que um católico e monge, por mais indigno que seja, busque a compensação de um bispo ariano". 

Como a morte de Trasimundo, os bispos retornaram a seus rebanhos, e Fulgêncio, reestabelecendo a disciplina em sua sé, retirou-se para um mosteiro em uma ilha, onde após se preparar por um ano, faleceu em paz, em 533. 

Sua festa é no dia 1 de janeiro.

Pesquisar este blog

Páginas