TRADUTOR

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

LITURGIA DO DIA

 SEXTA-FEIRA 04 DE FEVEREIRO 

4ª Semana do Tempo Comum - Ano "C"
Cor Litúrgica: Verde

Santo do dia

1ª Leitura: Eclesiástico 47,2-13
2Como se separa a gordura para o sacrifício de comunhão, assim Davi foi escolhido entre os filhos de Israel. 3Brincou com o leão como com um cabrito, com o urso como um cordeiro. 4Jovem ainda, não matou ele o gigante e tirou a humilhação do povo, lançando com a funda a pedra que abateu a arrogância de Golias? 5Porque ele invocou o Senhor Altíssimo, que deu forças à sua direita para derrubar um valente guerreiro e exaltar o vigor de seu povo. 6Como se fosse dez mil, glorificaram-no e cantaram-no nas bênçãos do Senhor, oferecendo-lhe uma coroa de glória. 7Porque ele destruiu os inimigos em todo o redor, aniquilou os filisteus seus adversários, quebrando para sempre o seu vigor. 8Em todas as suas obras ele rendeu homenagem ao Santo Altíssimo com palavras de glória; cantou de coração, mostrando seu amor por seu Criador. 9Colocou diante do altar tocadores de harpa, a fim de tornar doce a melodia de seus cânticos; 10deu esplendor às festas, um brilho perfeito às solenidades, fazendo louvar o santo nome do Senhor, fazendo ressoar o santuário desde o amanhecer. 11O Senhor apagou as duas faltas, elevou o seu poder para sempre, concedeu-lhe uma aliança real, um trono glorioso em Israel. 12Sucedeu-lhe um filho sábio, o qual, graças a ele, viveu feliz. 13Salomão reinou em um tempo de paz e Deus lhe concedeu tranquilidade nos arredores, a fim de que construísse uma casa para o seu nome e preparasse um santuário eterno. 
 
SALMO 17
Louvado seja Deus, meu Salvador!
- São perfeitos os caminhos do Senhor, sua palavra é provada pelo fogo; nosso Deus é um escudo poderoso para aqueles que a ele se confiam.
- Viva o Senhor! Bendito seja o meu Rochedo e louvado seja Deus, meu Salvador! Por isso, entre as nações, vos louvarei, cantarei salmos, ó Senhor, ao vosso nome.
- Concedeis ao vosso rei grandes vitórias e mostrais misericórdia ao vosso Ungido, a Davi e à sua casa para sempre.

EVANGELHO
Marcos 6,14-29
O Senhor esteja convosco
Ele está no meio de nós
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos
- Glória a voz Senhor

14E o Rei Herodes ouviu falar de Jesus. Com efeito, seu nome se tornara célebre, e diziam: "João Batista foi ressuscitado dos mortos, e por isso os poderes operam através dele", 15Já outros diziam: "É Elias". E outros ainda: "É um profeta como um dos profetas". 16Herodes ouvindo essas coisas, dizia: "João, que eu mandei decapitar foi ressuscitado". 17Herodes, com efeito, mandara prender João e acorrentá-lo no cárcere, por causa de Herodíades, a mulher de seu irmão Filipe, pois ele a desposara 18e, na ocasião, João dissera a Herodes: "Não te é lícito possuir a mulher de teu irmão". 19Herodíades então se voltou contra ele e queria matá-lo, mas não podia, 20pois Herodes tinha medo de João e, sabendo que ele era um homem justo e santo, o protegia. E quando o ouvia, ficava muito confuso e o escutava com prazer. 21Ora, chegou um dia propício: Herodes, por ocasião do seu aniversário, ofereceu um banquete aos seus magnatas, aos oficiais e às grandes personalidades da Galiléia. 22E a filha de Herodíades entrou e dançou. E agradou a Herodes e aos convivas. Então o rei disse à moça: "Pede-me o que bem quiseres , e te darei". 23E fez um juramento: "Qualquer coisa que me pedires eu te darei, até a metade do meu reino!" 24Ela saiu e perguntou à mãe: "O que é que eu peço?" E ela respondeu: "A cabeça de João Batista".   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Páginas