TRADUTOR

quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

SANTO DO DIA

 QUINTA-FEIRA 20 DE JANEIRO

SÃO SEBASTIÃO
(256-288)

São Sebastião era um oficial do exército romano, estimado até mesmo pelos pagãos como bom soldado, e desde então honrado pela Igreja como um guerreiro de Jesus Cristo, Nascido em Norbonne (França), Sebastião foi a Roma por volta do ano de 264, onde empenhou-se contra os poderes do mal. Descobriu os irmãos gêmeos Marco e Marcelino, detidos na prisão por causa de sua fé, e, quando estes estavam quase cedendo aos apelos dos parentes, encorajou-os a ter desprezo pela carne e pelo sangue, e a morrer por Cristo. Deus ratificou as palavras de Sebastião através de milagres: Uma luz brilhava-se ao redor enquanto falava; curava os doentes com suas orações; e, levando por essa fortaleza divina, conduzia multidões à fé, incluindo o prefeito de Roma, com seu filho Tibúrcio.

Viu seus discípulos serem mortos, e um deles voltou do Céu para lhe contar que o seu próprio se aproximava. Foi numa combinação de fervor e caridade que São Sebastião encontrou a ocasião para o martírio. O prefeito de Roma, após a conversão, retirou-se para suas propriedades na Campânia e a esse lugar seguro levou consigo um grande número de amigos convertidos. Discutiram entre si se Policarpo, o sacerdote, ou São Sebastião é que deveria acompanhar os neófitos, ambos estavam ávidos por encarar de frente o perigo em Roma, mas no fim o Papa decidiu que o igreja romana não podia dispensar os serviços de Sebastião.

O santo continuou a trabalhar arduamente nesse arriscado posto, até que foi traído por um falso discípulo sendo levado à presença de Diocleciano e, ao comando deste, perfurado por flechas e deixado para morrer. Mas Deus o pôs de pé novamente, e por conta própria Sebastião foi até o imperador e apelou para que estancasse a perseguição à Igreja. Mais uma vez condenado, foi enfim espancado com porretes até a morte, coroando seus esforços com o mérito de um duplo martírio. 
(Livro Vida dos Santos, Alban Butler/Biblioteca Católica. p. 31-32).

Pesquisar este blog

Páginas