TRADUTOR

quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

LITURGIA DO DIA

QUINTA-FERIA 27 DE JANEIRO
3ª Semana do Tempo Comum  Ano "C"
Cor Litúrgica: VERDE

Santo do Dia

Primeira Leitura: 2Samuel 7,18-19.24-29
18Então o rei Davi entrou e ficou diante de Iahwen, e disse: "Quem sou eu, Senhor Iahwen, e qual é a minha casa para que me trouxesses até aqui? 19Mas isso é ainda pouco aos teus olhos, Senhor Iahwen, e estendas as tuas promessas também à casa do teu servo para um futuro distante. Esse é o destino do homem, Senhor Iahwen. 24Estabeleceste o teu povo Israel para que ele seja sempre o teu povo, e tu, Iahwen, tu te tornaste o seu Deus. 25Agora, Iahwen Deus, guarda para sempre a promessa que fizeste a teu servo e à sua casa e faze como disseste. 26O teu nome será exaltado para sempre, e dirão: Iahwen dos Exércitos é Deus sobre Israel. A casa do teu servo Davi de Israel, que fizeste esta revelação  ao teu servo Davi subsistirá na tua presença. 27Porque foste tu, Iahwen dos Exércitos, Deus de Israel, que fizeste esta revelação ao teu servo: 'Eu te edificarei uma casa.' Então o teu servo ter a coragem de ter dirigir esta oração. 28Sim, Senhor Iahwen, és tu que és Deus, as tuas palavras são verdade e tu fizeste esta maravilhosa promessa ao teu servo. 29Consente, pois, em abençoar a casa do teu servo, para que ela permaneça sempre na tua presença, porque és tu, Senhor Iahwen, que tens falado, e é pela tua bênção que a casa do teu servo será abençoada para sempre."

SALMO 131
O Senhor vai dar-lhe o trono de seu pai, o rei Davi
- Recordai-vos, ó Senhor, do rei Davi e de quando vos foi ele dedicado; do juramento que ao Senhor havia feito e de seu voto ao Poderoso de Jacó:

- "Não entrarei na minha tenda, minha casa, nem subirei à minha cama em que repouso, não deixarei adormecerem os meus olhos, nem cochilarem em descanso minhas pálpebra, até que eu ache um lugar para o Senhor, uma casa para o Forte de Jacó!"

- O Senhor fez a Davi um juramento, uma promessa que jamais renegará: "Um herdeiro que é fruto do teu ventre colocarei sobre o trono em teu lugar!

- Se teus filhos conservarem minha Aliança e os preceitos que lhes dei a conhecer, os filhos dele igualmente hão de sentar-se eternamente sobre o trono que de dei!"

- Pois o Senhor quis para si Jerusalém e a desejou para que ele fosse sua morada: "Eis o lugar do meu repouso para sempre, eu fico aqui: este é o lugar que preferi!"

EVANGELHO
Marcos 4,21-25

21
E dizia-lhes: "Quem traz uma lâmpada para colocá-la debaixo do alqueire ou debaixo da cama? Ao invés, não a traz para colocá-la debaixo do alqueire ou debaixo da cama? Ao invés, não a traz para colocá-la no candelabro? 22Pois nada há de oculto que não venha a ser manifesto, e nada em segredo que não venha a luz do dia. 23Se alguém tem ouvido para ouvir, ouça!" 24E dizia-lhes: "Cuidado com o que ouvis! Com a medida com que medis será medido para vós, e vos será acrescentado ainda mais. 25Pois ao que tem será dado, e ao que não tem, mesmo o que tem lhe será tirado". 

Pesquisar este blog

Páginas