TRADUTOR

sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

LITURGIA DO DIA

SEXTA-FEIRA 21 DE JANEIRO

2° Semana do Tempo Comum - ano "C"
Cor Litúrgica: VERMELHA

Santo do dia

1ª Leitura: 1Samuel 24,3-21
3Então Saul selecionou três mil homens, escolhidos entre todo o Israel, e saiu à procura de Davi e seus homens, a leste das Rochas das Cabras Monteses. 4Chegou aos currais de ovelhas, que ficam perto do caminho; havia lá uma gruta, em que Saul entrou para cobrir os pés. Davi e os seus homens estavam no fundo da caverna, 5 e os de Davi lhe disseram: "Chegou o dia em que Iahwen de diz: Sou eu que entrego o teu inimigo nas tuas mãos; faze com ele o que bem quiseres." Davi levantou-se e, furtivamente, cortou a orla do manto de Saul. 6Depois disso, o coração lhe batia fortemente por ter cortado a orla do manto de Saul. 7E disse aos seus homens. "Que Iahwen me livre de proceder assim com o meu senhor, de levantar a mão contra ele, porque é ungido de Iahwen." 8Com essas palavras, Davi conteve os seus homens e impediu que se lançassem sobre Saul. Este deixou a gruta e seguiu seu caminho. 9Davi se levantou a seguir, saiu da gruta e lhe gritou: "Senhor meu rei!" Saul voltou-se e Davi se inclinou até o chão e se prostrou. 10Depois Davi disse a Saul: "Por que ouves os que dizem: 'Davi quer fazer-te mal'? 11Hoje mesmo, os teus olhos viram como Iahwen te entregava às minhas mãos, na gruta, mas eu me recusei a matar-te. Eu te poupei e disse: Não levantarei a mão contra o meu senhor, porque ele é o ungido de Iahwen. 12Ó meu pai, vê aqui na minha mão a orla do teu manto. Se cortei a orla do teu manto e não te matei, reconhece que não há maldade nem crime em mim. Não pequei contra ti, enquanto tu andas no meu encalço para me tirares a vida. 13Iahwen seja juiz entre mim e ti, que Iahwen me vingue de ti, mas a minha mão não te tocará! 14(Como diz o antigo provérbio:  Dos ímpios procede a impiedade, mas a minha mão não te tocará.) 15Contra que saiu em campanha o rei de Israel? Atrás de quem corres? Atrás de um cão morto, de uma pulga! 16Que causa e me faça justiça livrando-me da tua mão!" 17Terminando Davi de falar a Saul, este lhe respondeu: "É mesmo a tua voz, meu filho Davi?", e Saul começou a clamar e a chorar. 18Depois ele disse a Davi: "Tu és mais justo do que eu, porque me tens feito bem, e eu tenho-te feito mal. 19Hoje, tu me revelaste a tua bondade, pois Iahwen me entregou nas tuas mãos e não me mataste. 20Quando um homem encontra o seu inimigo, porventura deixa-o seguir tranquilamente o seu caminho? Que Iahwen te recompense pelo bem que hoje me fizeste. 21Agora sei que sem dúvida reinarás e que o reino de Israel será firme na tua mão. 

SALMO 56
Piedade, Senhor, tende piedade.
- Piedade, Senhor, piedade, pois em vós se abriga a Minh'alma! De vossas asas, à sombra, me achego, até que passe a tormenta, Senhor!
- Lanço um grito ao Senhor Deus Altíssimo. a este Deus que me dá todo o bem. Que me envie sua graça e verdade!
- Elevai-vos, ó Deus, sobre os céus, vossa glória refulja na terra! Vosso amor é mais alto que os céus, mais que as nuvens a vossa verdade!

EVANGELHO
Marcos 3,13-19

O Senhor esteja convosco
- Ele esta no meio de nós
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos
- Glória a vos Senhor

13Depois subiu à montanha, e chamou a si os que ele queria, e eles foram com ele. 14E constituiu Doze, para que ficassem com ele, para enviá-los a pregar, 15e terem autoridade para expulsar os demônios. 16Ele constituiu, pois, os doze, e impôs a Simão o nome de Pedro; 17a Tiago, o filho de Zebedeu, e a João, o irmão de Tiago, impôs o nome de Boanerges, isto é, filhos do trovão, 18depois André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, o filho de Alfeu, Tadeu, Simão o zelota, 19e Judas Iscariot, aquele que o traiu. 

Pesquisar este blog

Páginas