TRADUTOR

quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

LITURGIA DO DIA

QUINTA-FEIRA 20 DE JANEIRO

2° Semana do Tempo Comum
Cor Litúrgica: VERMELHA

Santo do dia


1° Leitura: 1Samuel 18,6-9;19,1-7
18, 6Quando eles voltavam junto com Davi, depois de este ter matado o filisteu, as mulheres vinha de todas as cidades de Israel para cantas e dançar na presença do rei Saul, com tamborins e alegria e ao som dos sistros. 7As mulheres dançavam e cantavam dizendo: "Saul matou mil mas Davi matou dez mil." 8Então Saul se indignou e ficou muito irritado, e disse: "A Davi deram de mil, mas a mim só mil: que mais lhe falta senão a realeza?" 9Desse dia em diante Saul sentiu inveja de Davi.
19, 1Saul comunicou a seu filho Jônatas e a todos os seus oficiais a sua intenção de levar Davi à morte. Ora, Jônatas, filho de Saul, tinha muita afeição por Davi, 2e advertiu a Davi Dizendo: "Meu pai busca a tua morte. Fica de sobreaviso amanhã de manhã, procura teu refúgio e esconde-te. 3Eu sairei e permanecerei ao lado do meu pai no campo em que estiveres, e então falarei com meu pai a teu respeito, saberei o que houver e te informarei." 4Jônatas falou bem de Davi a seu pai Saul, e disse: "Não peque o reio contra o seu servo Davi, porque nenhuma falta cometeu contra ti; pelo contrário, tudo o que tem feito tem sido de grande vantagem para ti. 5Ele arriscou a sua vida, matou o filisteu, e Iahwen deu a todo Israel uma grande vitória: tu o viste e te regozijaste. Por que haveria de pecar derramando o sangue de um inocente, fazendo Davi perecer sem motivo?" 6Saul cedeu às palavras de Jônata e fez este juramento: "Tão certo como vive Iahwen, Davi não morrerá." 7Então Jônatas chamou Davi e lhe disse essas coisas. Depois conduziu a Saul, e Davi voltou ao seu serviço como antes. 

SALMO 55
É no Senhor que eu confio e nata temo!
- Tende pena e compaixão de mim, Ó Deus, pois há tantos que me calcam sobe os pés, e agressores me oprimem todo dia! Meus inimigos de contínuo me espezinham, são numerosos os que lutam contra mim!
- Do meu exílio registrastes cada passo, em vosso odre recolhestes cada lágrima, e anotastes tudo isso em vosso livro!
- Meus inimigos haverão de recuar em qualquer dia em que eu vos invocar; tenho certeza: o Senhor está comigo!
- Confio em Deus e louvarei sua promessa. É no Senhor que eu confio e nada temo: que poderia contra mim um ser mortal? Devo cumprir, ó Deus, os votos que vos fiz, e vos oferto um sacrifício de louvo.

EVANGELHO
Marcos 3,7-12 - Tu és o Filho de Deus!

O Senhor esteja convosco
- Ele está no meio de nós
Proclamação do Evangelho segundo Marcos
- Glória a vos Senhor
7Jesus retirou-se com os seus discípulos a caminho do mar, e uma grande multidão vinda da Galiléia o seguiu. e da Judéia, 8de Jerusalém, da Iduméia, da Transfordânia, dos arredores de Tiro e Sidônia, um grande multidão, ao saber de tudo o que fazia, foi até ele. 9E ele disse a seus discípulos que deixassem um pequeno barco à sua disposição, para que o povo não o apertasse. 10Pois havia curado muita gente. E todos os que sofriam de alguma enfermidade lançavam-se sobre ele para tocá-lo. 11E os espíritos impuros, assim que o viam, caíam a seus pés e gritavam: "Tu és o Filho de Deus!" 12E eles os conjurava severamente para que não o tornassem manifesto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Páginas