TRADUTOR

sábado, 22 de janeiro de 2022

LITURGIA DO DIA

SÁBADO 22 DE JANEIRO

2° Semana do Tempo Comum - ano "C"
Cor Litúrgica: VERDE

Santo do dia

1ª Leitura: 2Samuel 1,1-4.11-12.19.23-27
1Depois da morte de Saul, Davi, ao voltar da vitória sobre os amalecitas, ficou dois dias em Siceleg. 2Ao terceiro dia, chegou um homem que vinha do acampamento, de junto de Saul. Tinhas as vestes rasgadas e a cabeça coberta de pó. Ao chegar perto de Davi, atirou-se por terra e se prostrou. 3Disse-lhe Davi: "Donde vens?" Ele respondeu: "Escapei com vida do acampamento de Israel." 4Davi perguntou: "Que aconteceu? Dize logo!" O homem disse: "As tropas fugiram do campo de batalha, e muitos caíram e estão mortos. O próprio Saul e seu filho Jônatas pereceram!" 11Então Davi apanhou suas vestes e as rasgou, e todos os homens que o acompanhavam fizeram o mesmo. 12Lamentaram-se, choraram e jejuaram  até à tarde por Saul e por Jônatas, seu filho, e por causa do povo de Iahwen e da casa de Israel, porque havia caído pela espada. 19"Pereceu o esplendor de Israel nas tuas alturas? Como caíram os heróis? 23Saul e Jônatas, amados e encantadores, na vida e na morte não se separaram. Mais do que as águas eram velozes, mais do que os leões era fortes. 24Filhas de Israel, chorais sobre Saul, que vos vestiu de escarlate e de linho fino, que adornou com ouro os vossos vestidos. 25Como caíram os heróis no meio do combate? Jônatas, a tua morte dilacerou-me o coração, 26tenho o coração apertado por tua causa, meu irmão Jônatas. Tu me eras imensamente querido, a tua amizade me era mais cara do que o amor das mulheres. 27Como caíram os heróis e pereceram as armas de guerra?" 

SALMO 79
Resplandecei a vossa face, e nós seremos salvos!
- Pastor de Israel, prestai ouvidos, Vós que a José apascentais qual um rebanho! Vós, que sobre os querubins vos assentais, aparecei cheio de glória e esplendor ante Efraim e Benjamim e Manassés! Despertai vosso poder, ó nosso Deus, e vinde logo nos trazer a salvação!
- Até quando, ó Senhor, vos irritais, apesar da oração do vosso povo? Vós nos destes a come o pão das lágrimas, e a beber destes um pranto copioso. Para os vizinhos somos causa de contenda, de zombaria para os nossos inimigos.

EVANGELHO
Marcos 3,20-21
O Senhor esteja convosco
- Ele está no meio de nós
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.
- Glória a voz Senhor

21E voltou para casa. E de novo a multidão se apinhou, de tal modo que ele não podia se alimentar. 21E quando os seus tomaram conhecimento disso, saíram para detê-lo, porque diziam: Enlouqueceu!"

Pesquisar este blog

Páginas